Qual é o objetivo da APIE - Associação Portuguesa de Inteligência Emocional ao nível da formação?
A APIE - Associação Portuguesa de Inteligência Emocional pretende ir ao encontro das necessidades das sociedades modernas com tarefas diárias cada vez mais exigentes, stressantes e competitivas, facultar-lhes ferramentas credíveis e cientificamente comprováveis para a criação de uma inteligência emocional saudável.
Porque fazer formação/frequentar workshops para criação de uma inteligência emocional saudável?
Com base no modelo teórico de John Mayer e Peter Salovey (1997), "entende-se por inteligência emocional o conjunto de mecanismos mentais necessários à resolução de problemas e à gestão de comportamentos, isto é, a habilidade que o indivíduo tem para identificar, utilizar, compreender e regular as emoções de si próprio e nos outros". As formações e workshops desenvolvidos pela APIE trazem uma base de rigor com uma partilha de conteúdos que obedecem a uma hierarquia e estrutura formal. Existem um conjunto de emoções e valores que são transmitidos, tais como: confiança, acolhimento e um ambiente afável.
Quem dinamizará os mesmos?
Existem rostos, experiências, valores, emoções por detrás da APIE. A Associação surge como um caminho na vida destas pessoas que passaram por alguns processos de transformação e maturação. Os elementos da equipa que partilham conteúdos e informação nas formações e workshops estão sob a alçada dos Membros da Comissão Científica da APIE-Associação Portuguesa de Inteligência Emocional e têm as seguintes características:
Curso de Facilitador do Programa MQ-Aprender a ser Feliz, pelo Instituto CRIAP.
Requisitos de acesso ao curso mencionado no número anterior: a) Pós-graduação em Inteligência Emocional e Saúde Mental: Aplicações práticas na família, na educação, nas organizações e na saúde; b) Curso de Especialização Avançada em Inteligência Emocional e Saúde Mental: Aplicações práticas na família, na educação, nas organizações e na saúde; c) Outros cursos de inteligência emocional ministrados pela autora do Programa;